Um pesadelo chamado São Paulo.

Foto por: Lucia Torres

São Paulo é uma cidade impossível… Quando era menor haviam três cidades que eram tidas como mais populosas e/ou maiores do mundo (Índia e China, por motivos que desconheço, não tinham suas cidades levadas em consideração), eram elas, São Paulo, Cidade do México e Nova Iorque. Não sabia eu à época, mas eram três bombas… São Paulo e Cidade do México continuam sendo, em Nova Iorque há uma lenda dizendo que com a administração e política “tolerância zero” de Rudolph Giuliani, a situação melhorou bastante.

É incrível como São Paulo aqui no Brasil (dizer no Brasil é uma injustiça, aqui no NORDESTE pelo menos, é assim), principalmente entre a classe média, e média alta, tem uma aura de cidade santa, dizem todos, se tratar de “outro mundo” e conhecer a cidade eleva a pessoa a um status de iniciada, e dá direito a voz em certas rodas sociais. Críticar a cidade é um pecado. E para não críticar vou apenas comprarar (não com Nova Iorque, por motivos óbvios, além de mais dinheiro existir por lá, se a administração de Giuliani tiver sido metade da panacéia que dizem que foi, e com seus 1.062km de linhas de metrô, que o torna o maior metro do mundo, já seria suficiente para acabar o páreo), mas sim com a Cidade do México, oras, por motivos óbvios tambem, dois países pobres, corruptos e violentos.

E ai se chega a São Paulo, bom, aqui no Brasil, mesmo cidades pequenas, e menos populosas (BEM menos populosas), tem problemas com violência e educação… Quem chega daqui, ali, hospeda-se num hotel, e fica BEM longe do caos que é a cidade. Longe dos alagões, longe da violência, longe da polícia corrupta longe do serviço de transporte público, que impressiona, todos falam dos excelentes 61,3 km de linhas de metrô que há na cidade, que impressionam quando não se sabe que na Cidade do México tão grande em tamanho quanto São Paulo, e tão problemática quanto, há 202 km de linhas, mais de três vezes o tamanho, e na pequena Santiago do Chile, nem maior nem mais desenvolvida que São Paulo (isso dizem), há 104,2 km em linhas e 14,8 km já em construção.

Isso para não falar que, oras, num país onde uma cidade com quase 400.000 habitantes, há problemas com violência e educação suficientes para um pequeno país, em São Paulo com seus mais de 10 milhões de habitantes, é até lógico que seja o caos. Mas parece que todos preferem fechar os olhos a isso e ver apenas o que interessa… Uma grande cidade, maravilhosa? Insatisfeitos, 57% dos paulistanos deixariam SP se pudessem, diz pesquisa, eu tambem deixaria se tivesse oportunidade…

PS: A foto foi tirada por Lucia Torres, uma colombiana, que foi a São Paulo, e adorou… =)