Thunderbird, Apple Mail, Sparrow, Outlook, sistemas operacionais e trocas de Clientes de E-mail.

Desde há muito tempo atrás, junto meus E-Mails. Mania que herdo de minha mãe, que guarda não E-Mails, mas todo o resto de coisas que possa guardar, eu tenho mania de guardar as coisas em formato digital, filmes, músicas, fotos, e… E-mails… Tem a vantagem de economizar espaço físico né…

Quando comecei a usar computadores, o “normal” era usar o Outlook, porque estava no pacote “Office” da Microsoft, e vinha “pré-instalado” pirata, então era o que todo mundo usava e tal. Logo passei a usar também, o Outlook Express, pelo mesmo motivo, tava ali, era fácil, e passou a vir, em alguma época, no próprio Windows, creio… Mas enfim…

Mas chegou uma época em que quis começar a usar o sistema operacional Linux, porque era gratuito e original, isso significava desistir de todos os programas da Microsoft. Então aos poucos, fui trocando todos os programas que usava, por outros que funcionassem nos dois sistemas, até que no final, bem no finalzinho, fiquei usando apenas o Windows mesmo, o projeto Linux nunca foi adiante, nunca consegui trocar completamente de sistema operacional no caso do Windows -> Linux.

Mas a troca dos programas foi essencial, foi nessa época que encontrei um programa chamado Thunderbird, já usava outro navegador, o Firefox, que não era da Microsoft. E esse cliente de E-Mail era da mesma companhia, então veio bem a calhar. Era compatível com os três grandes sistemas operacionais (Windows, Linux, e OSX da Apple), e foi minha escolha!

Ele foi desde então, meu companheiro de E-mails, dos programas que uso, um dos únicos que nunca decepcionou, funcionou sempre como um relógio. Voltando pros sistemas operacionais, nunca pensei que sairia do Windows, pro OSX, a idéia sempre foi fixa no Linux. Mas no final, por caminhos tortos, cheguei no OSX afinal. E ai sim, no OSX, passei a usar também o Thunderbird.

Agora,depois de bons anos de Thunderbird e demasiados E-mails, resolvi mudar novamente pra um sistema fechado, o OSX… Não, não enlouqueci. Apenas cada vez mais admiro a companhia do senhor Jobs. As coisas fazem o que têm que fazer, simples e intuitivo, ainda pensei em partir para o Sparrow, outro cliente de E-mail, esse exclusivo para o OSX, mas de uma empresa particular, o Google… Mas afinal me decidi pelo programa da Apple, porque funcionará melhor entre aparelhos Apple, como dizia Jobs, se você controla o Hard e o Soft, não há como ninguém fazer eles conversarem entre si melhor que você mesmo.

Isso significou uma mudança de meu hábito significativa, ou seja, abri mão de um bocado de E-mail misturado que mantinha no Thunderbird, e vou trocar todos por um único, novinho em folha, porque afinal juntando tudo com a agenda dos Apple, calendário, iCloud e demais benesses do OSX, terá uma integração muito melhor entre sistemas operacionais móveis (iOS), e o computador. Jobs está certo afinal, é impossível que alguém integre melhor no sistema um programa de E-mails, que a própria companhia que produz o Hardware e principalmente o Software.

Então perdão aos navegantes que me enviem E-mails que não sejam respondidos de pronto, por enquanto, mas é por uma boa causa! Seja bem-vindo Apple Mail.