Tendo em vista que o post mais acessado do Blog desde muito tempo é o tutorial de como usar os Tokens de Certificado Digital no MACOS, resolvi fazer um post atualizado, com fotos e um pouco da minha experiência.

Primeira coisa a ser dita, pra quem vai usar Certificado Digital no MACOS, o melhor Token, mais compatível, e que funciona melhor em TODAS as situações é o Safenet 5100/5110, esse daqui da foto:

Token Safenet 5110

Segundo utilizadores do Fórum MacMagazine o Token Safenet funciona perfeitamente no MACOS, essa é a experiência de alguns usuários do Fórum, e também é a minha experiência pessoal.

Diga-se de passagem, o Fórum MacMagazine é um dos melhores lugares para buscar ajuda e tirar dúvidas com relação a utilização dos Certificados Digitais no MACOS.

Muitas das coisas que fazíamos antes para poder instalar os Tokens, como reiniciar o computador para escrever CSRUTIL DISABLE, NÃO SÃO MAIS NECESSÁRIAS!

Agora só é necessário instalar o PJE Office, e o driver do Token.

O PJE Office pode ser baixado aqui: http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice

No caso, como obviamente esse tutorial é pra computadores Macintosh, o arquivo que você tem que procurar no site do PJE Office é o instalador para MacOS, que é esse: “MacOS 64 Bits” “pje-office_x64.dmg”

O download do driver do Token, novamente uma advertência, esse driver servirá no Token que está na foto, pode haver uma tentativa de instalação de algum outro, mas sabemos que funciona com esse, e só esse.

O driver mais novo é o de número 10.2.82.0, funciona até no Mojave. E corrige problemas de outras versões, pode ser baixado aqui: https://installer.id.ee/media/etoken/mac_10.2.82.0.zip

Tudo baixado e instalado, quando colocar o Token ele já reconhecerá no e-SAJ por exemplo, bastando instalar o plugin do site. Com o PJE Office é diferente, na primeira execução, ele não vai saber onde está o arquivo do Token, então teremos que “ensinar” o caminho ao PJE Office, que no MacOS é esse: /usr/local/lib/libeTPkcs11.dylib.

O local onde você tem que informar essa pasta é com o PJE Office aberto lá encima na bandeja do sistema, selecionar “Configuração de Certificado”, depois selecionar PKCS11, e então adicionar o caminho, depois de pronto, ficará mais ou menos assim:

Isso feito, o Token estará funcionando em todos os sites onde for necessário o uso do PJE Office e do e-SAJ.

Valeu!