O lixo!!

Claro que foi proposital falar do lixo depois de falar dos centros comerciais!!!! =)
Bom, há duas coisas aqui em todas, ou quase todas as ruas, sempre há mercadinhos (as vezes dois ou tres, de diferentes redes) e lixeiras.

As Lixeiras podem ser separadas, para reciclegem, azuis para papel, amarelas para plástico e verdes para vidro. Ou únicas para tudo, as cinzas. Voçê recolhe o lixo em casa, decidindo assim se vai ou não fazer a coleta seletiva. De qualquer modo, sempre há uma seleção (mesmo que voçê não a faça), pois a grande maioria do lixo aqui é reciclado.

Bom, é legal… Para  isso acredito eu que deva haver uma educação desde cedo, conscientizando cada um a tomar conta de seu próprio lixo. Se funciona ou não, aliás, se existe ou não, e se funciona ou não, fica a cargo deles aqui.

Eu achei bem bacana. Tanto não ter que usar um carro para ir fazer compras, como tomar conta do próprio lixo. Como não há zeladores (escravos) na grande maioria dos prédios (todos os prédios??), todo mundo é forçado a sair de casa, e exibir seus respectivos lixos por ai!! =)) Será que dá realmente pra conhecer alguem pelo lixo?

Lixeiras
Lixeiras

4 comments on “O lixo!!

  1. Sabe, no muquifo onde eu resido TEM coleta seletiva! E nao precisa nem das lixeiras coletivas ja que os reciclaveis vao todos juntos sei lah pra onde… Mas a verdade eh que o ecologicamente correto esta mesmo eh na conciencia de cada um… no meu trabalho, papel nao vai pro lixo! Levo pra casa pra mandar reciclar! E estou tentando influenciar meus colegas. Acho que eh dessa forma que comeca. Provavelmente, em sociedades mais evoluidas as pessoas tem mais essa preocupacao (ja que o almoco esta garantido e tal…) mas certamente tudo comecou com uma ou outra pessoa, fazendo a coisa por sua conta. Com a coisa assim “institucionalizada” eu pergunto: vc faz coleta seletiva? Ou esta comentando um “exotismo”?
    BJOOOOOO

  2. Ahhhh sim!
    E o proximo passo eh o consumo consciente!
    Que eh bem maior o nivel de esforco… quero ver o primeiro mundo segurar essa!

  3. O que seria importante era o incentivo dos governos: primeiro para quem recicla, criando por exemplo redução de impostos para indústrias de reciclagem; segundo fazendo campanhas publicitárias para consciencializar a população a separar seu lixo e recolhimento porta a porta dos recicláveis; e terceiro criação de aterros sanitários que respeitem as normas ambientais para os não recicláveis.
    Como a colega falou acima, devemos primeiro mudar hábitos para mudar a situação como um todo.

Comments are closed.