A negação das tecnologias.

Copiar e Colar
Copiar e Colar

O computador é uma fonte de problemas sem fim. Desde quando me lembro de usá-lo, me lembro de problemas. Sejam técnicos, ou de qualquer outra ordem. Um desses, de outra ordem, é ver como as antigas gravadoras foram usurpadas de seu poder, não só as gravadoras enfim, o negócio de música passou e continua passando por uma certa transformação. Primeiro veio a negação, ora, ” -Vamos acabar com isso de mp3!”, depois a perseguição, ” -Prende quem usa pra inibir o uso!!!”. Pessoalmente eu sou defensor dos mp3, apesar de não saber como resolver a equação “ouvinte-artista” (os intermediários da relação (gravadoras), estes que criem uma solução pra si próprios), acredito eu que a solução para o problema tem muito mais haver com aceitação que com prisão, já que se forem prender todos que tem uma mp3 pela qual não pagou direito autoral no computador…
Mas bem, isso deve acontecer com o computador porque é com certeza um aparelho capaz de fazer muitas coisas, com um aparelho comum, você realiza uma tarefa específica, com um computador não, você pode realizar várias tarefas a vez, escrever, escutar música, ler, enfim, as tarefas crescem contingencialmente. Então, outro problema posto, tambem desses de outra ordem, mais sério ou não, seria o de copiar-colar. Os professores tem horror, tambem falam de direito autoral etc, etc, etc, e claro, se o aluno cresce fazendo uma coisa na escola, vai levar pra universidade e a tendência natural é o crescimento do problema. Mas…

Onde está mesmo o problema? Copiar e Colar… Não há problema no copiar, sempre se copiou (claro, há quem chame de “citação”), agora com internet, mudou uma coisa só, que todos acham um absurdo a coisa do colar. Eu tambem acho que existe ai um problema, no colar… Se alguem copia e cola, não lê, e não lendo… O computador não é um bicho que vai acabar com a educação, tampouco vai desaparecer o computador por causa dela. Mas em lugar de culpar o computador pelos problemas educacionais, poderia-se observar que escrevendo a mão, você pode até copiar, mas não pode colar. E não podendo colar, você é obrigado a ler, se o problema é aprender, se resolve algo, e depois se ensina as crianças a “citar”.
PS: Claro que isso pode ser viável dependendo do nível educacional a que se aplique, quanto mais alto mais falho…

PS2: Foi porque mesmo que eu resolvi escrever essas baboseiras no natal?!?!?! FELIZ NATAL galera. =)